Empossado o novo juiz titular da Comarca de Santo Antônio das Missões

• Termo de Posse foi assinado por Abel dos Santos Rodrigues durante o ato solene no Fórum.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 11/05/2015 às 08:40   |   Imprimir

esta sexta-feira, dia 8, foi realizado o ato solene de posse oficial do juiz Abel dos Santos Rodrigues como titular da Vara Judicial da Comarca de Santo Antônio das Missões, que também abrange Garruchos. A solenidade foi às 10h, na Sala de Audiência do Fórum. Autoridades, advogados, servidores do Judiciário e convidados prestigiaram o ato.

Na solenidade, foi feita a leitura do Termo de Posse de Abel dos Santos Rodrigues, que na sequência realizou a assinatura do documento – todos os presentes também assinaram no final do ato solene. No primeiro discurso como juiz titular da Comarca de Santo Antônio, Abel afirmou que assumir pela primeira vez como titular uma Comarca é muito mais do que uma realização. “Só vou perceber a real importância deste ato daqui alguns anos”, disse. Para ele, a presença de todos demonstra o respeito pelo Judiciário.

Abel relatou que está há uma semana no município, pois assumiu no dia 30 de abril, e percebeu que é uma cidade de um povo trabalhador, na qual se sentiu acolhido, algo considerado importante por ele para quem está em início de carreira. O juiz fez um breve histórico pessoal: natural de Espumoso, é formado em Direito pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), em 2006, e já trabalhou como advogado e como procurador municipal. Após passar no concurso para o Poder Judiciário, Abel assumiu como juiz substituto na 2ª Vara Cível da Comarca de Cruz Alta, em outubro de 2014, onde ficou até vir para cá. O Magistrado destacou a simbologia de realizar a assinatura do Termo de Posse como um compromisso de realizar um trabalho sério. “Sou uma pessoa acessível, todos os problemas podem ser discutidos comigo”, garantiu. Abel destacou que o trabalho é sempre conjunto, e o Judiciário conta com as outras esferas do poder público. “É necessário ter uma estrutura organizada para que chegue o mínimo ao Judiciário”, disse. Para exemplificar, ele citou que países com educação e saúde com maior qualidade tem menor criminalidade. “Temos que pensar a Justiça não só como lei, mas como justiça social”, enfatizou. O novo juiz prometeu ainda ser participativo nas demais instituições – nas próximas semanas, deve se reunir com representantes delas para ouvir problemas e buscar desenvolver projetos que auxiliem na solução. Para finalizar, Abel dos Santos Rodrigues afirmou ser tranquilo e divertido e agradeceu a todos pelas boas-vindas.

Antes do discurso do juiz, a palavra ficou à disposição das autoridades presentes. Discursaram a representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Luiz Gonzaga, Carina Balbé, a defensora pública de Santo Antônio das Missões, Maína Ribeiro Pech, a vice-prefeita de Santo Antônio das Missões, Izalda Boccacio, e o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões, Rômulo Barros. Todos desejaram boas-vindas ao juiz e se colocaram à disposição do mesmo para contribuir com o trabalho. Entre diversas autoridades, também esteve presente o vice-prefeito de Garruchos, João Silveira da Rosa.

Fonte: Rádio 89.1 FM e Jornal Gazeta Missões